Trocar o óleo do automóvel é o serviço mais corriqueiro e simples que existe em qualquer empresa automotiva. No entanto, se o seu cliente não tem o costume de verificar as condições do óleo do carro, as consequências serão sérias. Descuidar dessa parte tão importante do veículo, pode aumentar o consumo do combustível e prejudicar o funcionamento do motor.
No entanto, você pode orientar seu cliente para que ele não tenha problemas. Por isso, neste post, vamos ajudá-lo a verificar a hora certa de trocar o óleo do carro. Quer aprender tudo com a gente? Então, acompanhe com muita atenção a leitura do nosso post e, prepare-se para ajudar seu cliente com a trocar o óleo.
Qual é a importância de trocar o óleo na hora certa?
Ao trocar o óleo na hora certa, você mantém o bom funcionamento do carro. O óleo serve para limpar e lubrificar o motor. A combustão libera resíduos que se misturam ao lubrificante e as impurezas, causando corrosão aos componentes do motor. No entanto, quando você escolhe o lubrificante ideal , ele ajuda o veículo a funcionar de maneira adequada.
O óleo também é importante para manter a temperatura adequada do motor. O lubrificante funciona como uma espécie de agente de vedação, principalmente no pistão. Outra importância do lubrificante, é que ele serve para evitar que se formam depósitos em ranhuras e desgaste dos anéis.
Quando trocar o óleo?
Observe o manual do veículo
Para não errar na hora de trocar o óleo, observe o que recomenda o manual do proprietário do automóvel. Cada veículo tem suas próprias características. Partindo dessas informações, você deverá observar os sinais que podem identificar se a troca do lubrificante é realmente necessária ou não.
Veja a quilometragem do carro
A quilometragem é o primeiro sinal de que é a hora de trocar o óleo do veículo. Em condições normais de uso, o óleo deve ser trocado entre 10 e 15 mil quilômetros rodados, ou por tempo, a cada seis meses. Mas esse valor pode ser inferior caso seu cliente tenha o costume de usar o veículo em terrenos irregulares, ou tenha que enfrentar muitos engarrafamentos. Nestes casos, você pode trocar o óleo entre 5 mil a 7 mil quilômetros.
Analise o lubrificante
Antes de trocar o óleo, você deve analisar as condições do lubrificante. Veja a viscosidade e caso você encontre qualquer tipo de sujeira, lembre-se que isso pode prejudicar o funcionamento do motor. Por esse motivo, oriente seu cliente para checar o óleo cada vez que ele abastecer o automóvel.
Outra dica importante, é mostrar ao cliente que o óleo deve ser verificado com o automóvel desligado por pelo menos 5 minutos e, de preferência, em terreno plano. Isso vai garantir que não haja erros na análise do lubrificante.
Veja o nível do óleo
E a última dica para saber se é a hora certa de trocar o óleo, é ver o nível do lubrificante. Fale para seu cliente que o correto é o líquido ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível interfere na lubrificação do motor e na limpeza do mesmo. Já acima, aumenta a pressão no reservatório que também é conhecido como cárter.
Mas, não se esqueça que alguns veículos também baixam entre meio litro e um litro a cada mil quilômetros dependendo da marca. Neste caso, o que você precisa fazer, é repor com o mesmo lubrificante que é recomendado pela montadora do automóvel. Complete o óleo até chegar entre o mínimo e o máximo da vareta.
Como fazer a troca de óleo do automóvel?
Utilize uma rampa para trocar o óleo
Ligue o automóvel, deixe-o assim por algum tempo até que se esquente o óleo. Depois, estacione-o em cima dos jornais ou do plástico colocados no chão. Não deixe o carro segurado apenas por um macaco, use suportes para elevar a frente do carro. Você pode usar, por exemplo, uma rampa para trocar o óleo.
Use o elevador automotivo
Se você preferir, pode usar o elevador automotivo para trocar o óleo. O Auto Mecânico tem vários modelos de elevadores. O equipamento oferece toda a segurança que você precisa para poder fazer a troca do lubrificante do automóvel dos seus clientes e, garantir um serviço de qualidade.
Retire a vareta
Abra o capô, retire a vareta e localize o plugue na bandeja de óleo. Coloque uma bandeja de captura por baixo e remova a ficha. Muito cuidado na hora de executar este trabalho, pois o óleo pode estar bem quente. Limpe o bujão de drenagem com um pano.
Substitua o filtro de óleo
Retire a retenção de óleo do filtro, afrouxe e utilize uma chave para deixar o óleo escorrer. Troque o filtro. Esfregue um pouco de óleo novo na junta do novo filtro. Feche-o.
Coloque o óleo novo
Retire a tampa de preenchimento de óleo que está sob o capô. Em seguida, com o seu funil, coloque a quantidade de óleo especificada pelo fabricante do automóvel no tanque. Troque a tampa de preenchimento e a vareta.
Cheque o trabalho
Com o carro ainda levantado, execute o motor por pelo menos 30 segundos. Observe se tem vazamentos em torno do filtro. Se identificar algum, desligue o motor e inspecione tudo. Tenha a certeza que não há nenhum tipo de vazamento. Se não encontrou nenhum problema, o trabalho está finalizado.
Agora que você já sabe a hora certa de trocar o óleo do automóvel poderá orientar da melhor maneira possível seu cliente, não é mesmo? Para sua maior segurança, execute o serviço com o auxílio de um elevador automotivo!
Fonte: Blog Auto Mecânico
Artigos Relacionados